Atlas Virtual de Parasitologia

Fasciola hepatica

Postado por uffadmin em 23/out/2017 - Sem Comentários

Agente etiológico: Fasciola hepatica

Origem do material: Fezes

Hospedeiro: Ovinos, bovinos, equinos e seres humanos

Forma evolutiva: Ovo

Ovos de tamanho grande (130 a 150 µm de comprimento por 60 a 100 µm de largura), cor amarelada,  forma elíptica, casca fina e opérculo em uma das extremidades. No interior do ovo há uma massa granulosa de células vitelinogênicas e no meio da mesma há uma célula-ovo com o seu núcleo.  O desenvolvimento da larva ocorrerá no ambiente em contato com água.

Forma evolutiva: Adulto

Coloração: Carmim

Adulto com tamanho de 2 a 4 cm de comprimento por 1 ou 2 cm de largura. Corpo achatado dorso-ventralmente, superfície de aspecto liso ou enrugado.  Região anterior com  saliência de perfil triangular, presença de ventosa oral na extremidade com  abertura bucal no fundo da cavidade. Ventosa ventral ou acetábulo localizada na altura do terço ou quarto anterior da face ventral. Útero e ovário ramificados no interior e  presença de glândulas vitelínicas na margem lateral e posterior do corpo do helminto. 

 

 

 

Apoio:

Departamento de Microbiologia e Parasitologia Uff

Atlas de Parasitologia Uff icone do site, com imagens da PROGRAD-UFF e do Departamento de Microbiologia e Parasitologia da Uff

Pró Reitoria de Graduação e a Pró Reitoria de Extensão da Universidade Federal Fluminense

 

Todos os materiais disponibilizados neste site poderão ser utilizados de forma gratuita para fins educacionais não monetizados desde que citada fonte.

Formas Evolutivas e Ciclos

Técnicas de Diagnóstico

Translate »
Skip to content